sexta-feira, 25 de junho de 2010

As transformações recentes do sistema capitalista: reestruturação econômica e os paradigmas de desenvolvimento.

Fonte:

As transformações recentes do sistema capitalista: reestruturação econômica e os paradigmas de desenvolvimento.

Material de Apoio didatico-pedagogico de Gestão Empresarial II – Orientador – Prof.Msc. Levi Pinto de Miranda Jr.

O Sistema capitalista

É um sistema de relações política e econômicas onde o principal objetivo é à acumulação de lucros, assim com essa acumulação produzir riquezas. O capital leva a pensar em dinheiro e riquezas, diferente disso o capital em si, busca a acumulação de lucros, que pode ser conseguidos em diversas formas dentro do seu ciclo e assim levar a riquezas.

Esse sistema não é um sistema estático ele apresenta algumas modificações ao longo de seu desenvolvimento, como por ex: transformações organizacionais e tecnológicas.

As transformações tecnológicas estão relacionadas ao uso de novos equipamentos e maquinas que facilitam e aumentam a produção, e as transformações organizacionais podem ser entendidas como aquelas que modificam a divisão do trabalho.

Atividades comerciais

À acumulação como já vimos é o objetivo principal do sistema capitalista e é advinda de atividades comerciais que vem a gerar o lucro e com isso a acumulação de bens.

Monopólio no Capitalismo

As tecnologias que vieram surgindo ao longo dos tempos ocasionaram maiores investimentos em maquinas e equipamentos por parte dos empresários.

Mas somente as grandes empresas puderam por ter um grande lucro puderam adquirir essas novas tecnologias e aumentar ainda mais a sua produção, assim fazer as pequenas empresas sumirem do mercado, essa faze de centralização de capital ficou conhecida como capitalismo monopolista.

As Crises do sistema Capitalista

A tendência do sistema capitalista é a elevação da composição do capital, através de maiores investimentos principalmente em maquinas e equipamentos, esse investimento num primeiro momento leva a uma alta taxa de lucros, mas a longo prazo esse fator vem a diminuir o lucro, pois diminui o trabalho humano ou seja traz menos poder aquisitivo.


Capital Circulante = matéria – prima + energia

Capital Fixo = Máquinas e equipamentos + estabelecimentos

Regulação do Sistema capitalista

Devido a alguns fatores contraditórios dentro do sistema capitalista foi preciso criar um sistema de regulamentação para obter formas alternativas de estabilizar o sistema, nesse estudo foi constatado que existem diferentes fases do capitalismo que correspondem a diferentes modelos de desenvolvimento que são compostos por: um regime de acumulação e um modo de regulação.

Devido a fatores do fordismo, ocorreram Transformações no Capitalismo.

O fordismo garantiu um grande aumento na produtividade, Henry Ford o autor dessa “proeza” criou o modelo de produção em massa que geraria o consumo em massa, aumentou o salário dos funcionário, que aumentaram seu poder aquisitivo assim podendo consumir cada vez mais.

Mercado de Trabalho e sua flexibilidade:

A expansão da industrialização periférica ocasionou um processo de desindustrialização nos países de capitalismo avançado, ocasionando uma alta taxa de desemprego jamais vista desde o pós-guerra.

Para se reestruturar dessa flexibilização o capitalismo adotou métodos como reestruturação política, onde se investia nos países de capitalismo elevado, diminuição da base fiscal.

Conclusão

O Capitalismo é um sistema que tem como maior objetivo a geração e acumulação de lucros através de atividades comerciais; as padarias, as fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado. Nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura. O capitalista, proprietário de empresa, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro. No capitalismo, as classes não mais se relacionam pelo vínculo da servidão (período Feudal da Idade Média), mas pela posse ou carência de meios de produção e pela livre contratação do trabalho e/ou trabalhadores. São chamados capitalistas os países cujo modo de produção dominante é o capitalista.

Outros elementos que caracterizam o capitalismo são a acumulação permanente de capital; a geração de riquezas; o papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros.

E esse sistema passou por várias desregulamentações, entre elas uma importante que foi conhecida como (mudanças no sistema capitalista por fatores Fordistas) e que foi preciso ser adotadas várias formas de resolução para que esses problemas fossem solucionados e o Capitalismo se tornar o plano global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário